Gadecons
Atendimento
x
Olá, tudo bem? Obrigado pela visita! Como podemos ajudar?
Conversar com Gadecons
Você pode realizar o sonho de sair do aluguel com os programas de incentivo e subsídio habitacional

Sair do aluguel e conquistar a casa própria é, sem dúvida, o sonho de muitos brasileiros. E, com os programas de incentivo e subsídios habitacionais dos governos ganhando força nos últimos anos, essa conquista se tornou mais próxima para quem busca condições e recursos para investir na realização dessa meta. 

Quer saber quais são os principais programas e entender como esses sistemas de auxílio funcionam? Então continue lendo que nós vamos te contar!

O que são os programas de incentivo e subsídio habitacional?

Os programas de incentivo têm o intuito principal de estimular a construção civil e facilitar o acesso à moradia para pessoas de baixa renda.

O auxílio para os beneficiários dos programas pode ser em diversos formatos como:

  • Concessão de descontos em parcelas para facilitação do pagamento;
  • Diminuição dos juros ou abatimento de parte do preço do imóvel;
  • Aumento do prazo de pagamento;
  • Possibilidade do uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Assim, essas medidas permitem que os financiamentos tenham condições mais favoráveis e viáveis para muitas famílias.

O desenvolvimento desses programas acontece por meio de parcerias do Governo Federal com estados, municípios, empresas e entidades - como bancos e construtoras - envolvidas no processo.

Conheça alguns dos programas de subsídio habitacional

Com o passar do tempo, os programas de incentivo à moradia estão sendo trabalhados em vertentes diversificadas, mas o objetivo é o mesmo: construir e financiar imóveis para que quem possui baixa renda possa realizar o sonho de sair do aluguel e ter a casa própria.

O programa mais conhecido é o Casa Verde Amarela (que recentemente substituiu o Minha Casa Minha Vida), mas também há o da Companhia de Habitação Popular (COHAB) e o da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A maior diferença entre eles é o órgão financiador.

  • O responsável pelo subsídio habitacional do programa Casa Verde e Amarela é a Caixa Econômica, do governo federal;
  • O programa da COHAB é subsidiado pelo município;
  • Já o da CDHU, é de responsabilidade do governo estadual.

Cada programa possui seus próprios critérios para a concessão do subsídio, ou seja, os requisitos não são fixos para todos eles. Cada instituição possui diferentes maneiras para calcular o auxílio de forma que atenda tanto a quem vai ser beneficiário e comprador, quanto para quem oferta o imóvel.

No entanto, de forma geral, o principal critério analisado nos programas de incentivo habitacional é a renda familiar, assim, quanto menor for a renda, maiores são as chances de acesso a níveis altos de subsídio.

Casa Verde e Amarela: o maior programa de incentivo habitacional do Brasil

O programa do governo federal passou por uma reestruturação há pouco tempo e pretende beneficiar 1,6 milhão de famílias com renda mensal bruta total de até R$ 7.000,00 até 2024.

Com as novas regras houve mudança nas linhas de crédito e taxa de juros, além disso, agora é possível adquirir e reformar imóveis mais antigos e não apenas novos, como era anteriormente no Minha Casa Minha Vida.

Para quem deseja sair do aluguel, esse é o principal programa para pessoas de média e baixa renda do país.

Se você tem esse desejo e quer saber mais sobre a possibilidade de ter acesso à concessão do programa, conte com a Gadecons, somos especialistas no assunto e podemos te ajudar!


Gostou do Artigo?
Compartilhe com seus amigos!
© 2022 | GADECONS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS