Sair do aluguel e conquistar a casa própria é, sem dúvida, o sonho de muitos brasileiros. E, com os programas de incentivo e subsídios habitacionais dos governos ganhando força nos últimos anos, essa conquista se tornou mais próxima para quem busca condições e recursos para investir na realização dessa meta.
Quer saber quais são os principais programas e entender como esses sistemas de auxílio funcionam? Então continue lendo que nós vamos te contar!
O que são os programas de incentivo e subsídio habitacional?
Os programas de incentivo têm o intuito principal de estimular a construção civil e facilitar o acesso à moradia para pessoas de baixa renda.
O auxílio para os beneficiários dos programas pode ser em diversos formatos como:
Assim, essas medidas permitem que os financiamentos tenham condições mais favoráveis e viáveis para muitas famílias.
O desenvolvimento desses programas acontece por meio de parcerias do Governo Federal com estados, municípios, empresas e entidades - como bancos e construtoras - envolvidas no processo.
Conheça alguns dos programas de subsídio habitacional
Com o passar do tempo, os programas de incentivo à moradia estão sendo trabalhados em vertentes diversificadas, mas o objetivo é o mesmo: construir e financiar imóveis para que quem possui baixa renda possa realizar o sonho de sair do aluguel e ter a casa própria.
O programa mais conhecido é o Casa Verde Amarela (que recentemente substituiu o Minha Casa Minha Vida), mas também há o da Companhia de Habitação Popular (COHAB) e o da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A maior diferença entre eles é o órgão financiador.
Cada programa possui seus próprios critérios para a concessão do subsídio, ou seja, os requisitos não são fixos para todos eles. Cada instituição possui diferentes maneiras para calcular o auxílio de forma que atenda tanto a quem vai ser beneficiário e comprador, quanto para quem oferta o imóvel.
No entanto, de forma geral, o principal critério analisado nos programas de incentivo habitacional é a renda familiar, assim, quanto menor for a renda, maiores são as chances de acesso a níveis altos de subsídio.
Casa Verde e Amarela: o maior programa de incentivo habitacional do Brasil
O programa do governo federal passou por uma reestruturação há pouco tempo e pretende beneficiar 1,6 milhão de famílias com renda mensal bruta total de até R$ 7.000,00 até 2024.
Com as novas regras houve mudança nas linhas de crédito e taxa de juros, além disso, agora é possível adquirir e reformar imóveis mais antigos e não apenas novos, como era anteriormente no Minha Casa Minha Vida.
Para quem deseja sair do aluguel, esse é o principal programa para pessoas de média e baixa renda do país.
Se você tem esse desejo e quer saber mais sobre a possibilidade de ter acesso à concessão do programa, conte com a Gadecons, somos especialistas no assunto e podemos te ajudar!